Além da implantação da rede coletora, a Sanepar também iniciou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto do município (ETE Sarandi). Já estão sendo executados os serviços de terraplanagem e a escavação do terreno para a construção dos módulos de tratamento de esgoto. Nessas duas obras, a Sanepar está investindo R$ 3,9 milhões.
O término da obra está previsto para outubro deste ano e, com isso, 51% da população de Realeza vai contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Isto significa que mais de 1.700 residências vão ter acesso ao serviço.
Outros municípios – Além de Realeza, a Sanepar também investe na implantação do sistema de esgotamento sanitário em Capanema e Santo Antonio do Sudoeste.
Em Capanema, cerca de 30% das obras na Estação de Tratamento de Esgoto Três Angicos já está pronta e a previsão é de que até outubro toda a estrutura esteja concluída. A estação conta com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão. Além da Estação, a Sanepar também está executando 3 mil metros de interceptores (tubulação de grande porte para transportar o esgoto até a unidade de tratamento). Ainda para este ano, está prevista a licitação de mais 35 mil metros de rede coletora de esgoto para o município.
Em Santo Antônio do Sudoeste, a Estação de Tratamento de Esgoto já foi concluída e a previsão é de que até o final deste ano cerca de 17 mil metros de rede coletora de esgoto estejam assentados.