Sanepar inicia em 20 dias obras do sistema de esgoto em Ponta Grossa

A Sanepar retoma em 20 dias os investimentos em Ponta Grossa. Para esta nova fase estão previstos quase 20 milhões de reais a serem aplicados, em diversas etapas, na ampliação do sistema de coleta e de tratamento do esgoto doméstico. A primeira obra a ser realizada beneficiará 2.059 famílias dos bairros Marumbi, La Fiori, Sâmara, Vila Bertha, Tarobá e São Marcos.

A empresa vencedora da licitação já está montando o canteiro de obras. Serão implantados 39 km de rede coletora domiciliar e mais 5.460 metros de interceptores, que transportarão o esgoto até a estação de tratamento Cará-Cará. Segundo o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, a empresa tem um programa de investimento de longo prazo para a cidade. ?As obras começam agora e vão até 2007. Os recursos para os novos empreendimentos já estão viabilizados?, afirma.

A próxima obra a ser iniciada prevê a extensão de mais 44 mil metros de rede coletora e interceptores que beneficiarão os moradores do Parque Bom Sucesso, Conjunto Residencial Scheiffer, Jardim Dalabona, Bela Vista, Estrela do Norte, Florença, Margarida e Liane. Os recursos, da ordem de 5 milhões de reais, também serão aplicados na construção da Estação de Tratamento de Esgoto Congonhas.

De acordo com o diretor de investimentos da Sanepar, Heitor Wallace, os recursos estão assegurados junto ao governo federal e ao BNDES. ?Como empresa pública sólida, a Sanepar não sofre restrições em seus níveis de endividamento, como a maioria das prefeituras. Assim, é possível viabilizar os investimentos necessários para atender às demandas sociais em saneamento básico e ambiental?, afirma Heitor. Para que possa investir nas cidades, a companhia necessita apenas comprovar aos agentes financeiros que há solidariedade do município. A solidariedade exigida é o contrato de concessão.

Novos empreendimentos

No dia 31 de outubro serão abertas as licitações referentes às novas obras. Os empreendimentos prevêem investimentos de aproximadamente R$ 7,4 milhões. Serão beneficiados os moradores dos bairros Dom Pedro II, Panorama, Santana do Sabará, David Fedderman, Autoestrada 1 e 2, Jardim Maracanã, Jardim Raquel, Olaria 1 e 2, Jardim Carvalho 2, Jardim Mezzomo, Nossa Senhora das Graças, Santa Mônica e Tânia Mara. No total, serão beneficiadas mais 4.861 famílias. Para interligá-las à rede coletora, serão estendidos quase 100 mil metros de tubulação.

Nos próximos dias, será iniciado o processo licitatório para contratar a empreiteira responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto Cará-Cará e mais 1.500 metros de interceptores, que são redes de maior porte. A previsão é concluir estas novas obras até o final de 2007, quando terão sido atendidas, no total, 8.746 famílias, construídas duas estações de tratamento de esgoto e estendidos 188,8 km de rede coletora e de interceptores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo