A Sanepar inicia no dia 30 de janeiro a comercialização das ligações de esgoto em Ubiratã. O trabalho será realizado em parceria com o Colégio Estadual Carlos Gomes. Durante as próximas semanas, alunos do curso Técnico em Meio Ambiente estarão visitando residências para repassar informações sobre a importância do serviço de coleta e tratamento de esgoto, além de esclarecer os moradores sobre os procedimentos e prazos para execução da ligação e assinatura do contrato.
De acordo com o gerente regional da Sanepar, Rubens Rufine, a coleta e o tratamento de esgoto são ?importantes instrumentos de saúde pública, pois eliminam diversos focos de doenças?. Outro benefício do serviço é a preservação ambiental, pois o uso da rede elimina as fossas sépticas, evitando a poluição do solo e a contaminação dos lençóis freáticos.
O valor da ligação de esgoto é de R$ 14,80 e pode ser parcelado em até seis vezes. As famílias cadastradas na Tarifa Social poderão fazer o parcelamento em até 12 vezes. O usuário não deverá fazer nenhum pagamento no ato do cadastramento, pois os valores serão cobrados na fatura mensal de água. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 115 ou no escritório de atendimento da empresa.
Investimentos
A Sanepar investiu, nesta primeira etapa, cerca de R$ 2,3 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e na implantação de 31.500 metros de rede coletora em Ubiratã. Com estes investimentos, serão realizadas 1.461 ligações à rede coletora, que vão atender aproximadamente 25% da população com o serviço de esgotamento sanitário.