A Sanepar identificou, nesta quarta-feira (11), o furto de água em um condomínio comercial, localizado próximo à rodoviária de Foz do Iguaçu. Chamados pelos técnicos da empresa, policiais civis estiveram no local para registrar a ocorrência e abrir inquérito policial. A ligação clandestina foi desfeita e os donos das lojas e pousadas do condomínio terão que pagar multa para a Sanepar e responder judicialmente pelo crime.
De acordo com o gerente regional da Sanepar, Sérgio Caimi, no condomínio onde foi identificada a fraude, funcionam 21 estabelecimentos comerciais, mas nem todos utilizavam água ilegalmente. ?Aqueles que foram beneficiados pelo ?gato? responderão processo criminal por furto.?
O furto de água é considerado um dos grandes vilões no indicador de perdas da Sanepar em Foz do Iguaçu. A estimativa é de que 15% no total das perdas tenham origem no furto de água. Desde o início deste ano a Sanepar intensificou as ações de combate a esse tipo de fraude na cidade. Em média, a empresa tem identificado 30 casos por mês. Todos foram encaminhados à Promotoria Pública para abertura de processo criminal.
O gerente da Sanepar informa que denúncia sobre furto de água pode ser feita para o telefone 115, ou diretamente para a Polícia. ?O denunciante tem todas as garantias do anonimato?, enfatiza Caimi.