A Praia Mansa, a Praia Brava e a Prainha de Caiobá, em Matinhos, poderão ser despoluídas até a próxima temporada. Atualmente essas praias têm a balneabilidade comprometida pelo esgoto proveniente da região da Vila Tabuleiro. Para resolver o problema, será necessário expandir a rede coletora de esgoto.
Esta expansão não está prevista na Paranasan, programa por meio do qual a Sanepar está implantando o sistema de coleta e de tratamento do esgoto sanitário naquele município. Para executar a obra, a diretoria da Sanepar solicitou ao Conselho de Administração (CAD) que avalie a possibilidade de aditar o contrato do Paranasan, ou buscar outra fonte de recursos para financiar a obra, estimada em R$ 9 milhões.
Segundo o presidente do CAD, Pedro Henrique Xavier, "estas praias vêm sofrendo sucessivas intervenções do órgão ambiental, porque o esgoto é lançado, indevidamente, nos canais de drenagem que desembocam entre a Praia Brava e a Praia Mansa", explica.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, que entregou ao conselho o estudo para expandir o atendimento da coleta à Vila Tabuleiro, há necessidade de estender mais 40 quilômetros de rede coletora e implantar 3 mil ligações. Segundo ela, existe viabilidade técnica para o tratamento, que passaria a ser feito nas estações em construção no município.
Maria Arlete explica, ainda, que a expansão da rede ? que complementa as obras em andamento ? vai resolver o problema de poluição ambiental e melhorar a qualidade de vida dos moradores e veranistas.