A regional da Sanepar em Arapongas recebeu, nesta quinta-feira, um equipamento para limpeza e desobstrução de redes de esgoto. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 400 mil, foi entregue pelo diretor de Investimentos da empresa, Heitor Wallace.
?Estamos retomando o serviço de limpeza e desobstrução de redes, anteriormente terceirizado. Isso vai garantir mais eficiência operacional, além da redução dos casos de refluxo nos imóveis?, afirma.
Este é o segundo equipamento entregue essa semana no Estado. Na quarta-feira (3), foi a vez de Telêmaco Borba. A partir de setembro, as regionais de Guarapuava, Apucarana, Londrina e Francisco Beltrão também serão contempladas. O investimento é de R$ 2,4 milhões, com recursos próprios.
Os equipamentos vão atender a todos os municípios das regionais. Na região de Arapongas, também serão beneficiadas as cidades de Rolândia, Bela Vista do Paraíso, Porecatu e Santo Inácio.
O prefeito de Arapongas, Luiz Roberto Pugliesi, afirma que o IDH ? Índice de Desenvolvimento Humano ? no município vai melhorar com os investimentos em saneamento.
?Isto nos levou a uma negociação séria, concreta e definitiva com a Sanepar para a renovação do contrato por mais 30 anos?, destaca. Atualmente, o município registra um índice de atendimento com os serviços de esgoto de 23%. Até o final do ano, esse número vai aumentar para 48%.
Outros 12 equipamentos serão adquiridos por meio de recursos da Caixa, com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2006. Os investimentos fazem parte do projeto ?Viva a Natureza – Se ligue na rede? da Sanepar, cujo objetivo é de investir em qualidade de vida, preservação da natureza e esgotamento sanitário adequado.