Sanepar eleva produção de água potável em Londrina

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, anuncioun nesta quarta-feira, que a empresa vai explorar três poços do Aqüífero Guarani em Londrina, como alternativa para melhorar a oferta de água na cidade, pois a produção atual está no limite de sua capacidade.

?Estes poços nos darão tranqüilidade quanto ao atendimento dos municípios visinhos. Com estas perfurações, haverá água suficiente para acompanhar o crescimento de Londrina?, garantiu.

A Sanepar está concluindo a perfuração do Poço 02 do Sistema Guarani Norte, localizado nas proximidades do Ribeirão Jacutinga. No mesmo sistema, ainda será perfurado o Poço 03, que será o mais profundo do Estado, com 1.050 metros. A vazão de cada um destes poços é de 100 litros por segundo.

Cerca de R$ 10 milhões serão investidos para levar a água do Sistema Guarani Norte até os reservatórios da região. A obra, que deve ser concluída em dezembro de 2006, inclui o tratamento, o resfriamento, já que a temperatura da água é de aproximadamente 50 º C, e o encaminhamento até os reservatórios.

Está prevista, também, a interligação do poço 01, localizado na região Leste ? próximo ao Ribeirão Limoeiro. Os três poços somam a vazão de 330 litros de água por segundo, o que significa um aumento de 10% na capacidade de produção do sistema.

Jacob, acompanhado pelo gerente de hidrogeologia da empresa, João Horácio Pereira, também anunciou que a Sanepar pretende viabilizar a duplicação do Sistema Tibagi nos próximos anos.

Qualidade

?A qualidade da água extraída do aqüífero é de excelente qualidade?, garantiu João Horácio sobre a exploração do Guarani em Londrina. De acordo com ele, a composição do solo e a profundidade do arenito eliminam quaisquer riscos de contaminação do manancial. ?Além disto, a quantidade de flúor e de sólidos presentes na água dos poços está abaixo do limite?, disse.

João Horácio destaca que Londrina é uma cidade privilegiada pela possibilidade de exploração dos poços do Guarani. ?A maior preocupação da Sanepar está na exploração sustentável deste manancial subterrâneo. Temos 44 poços do Guarani em diversas localidades do Estado, mas o maior volume explorado será o de Londrina?, ressaltou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo