O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, iniciou o processo de renovação da concessão em União da Vitória. O primeiro passo para as negociações foi o encontro entre uma equipe técnica da empresa e representantes do município e de Porto União, cidade vizinha em Santa Catarina. Os dois municípios recebem conjuntamente os serviços da Sanepar através de sistema único.
Representantes dos dois municípios formaram comissões para estudar a proposta de renovação com a Sanepar. "Estamos satisfeitos com os serviços na nossa cidade e pretendemos assinar a renovação tão logo seja possível", disse o prefeito de Porto União, Renato Stasiak. Para o prefeito de União da Vitória, Hussein Bakri, o ponto mais importante das negociações é que os municípios sejam tratados com as mesmas condições que estão sendo propostas para as demais cidades do Estado que já tiveram suas concessões renovadas. "Não vamos exigir nada absurdo para a renovação. Queremos apenas que nossas cidades tenham o mesmo tratamento que é dado ao resto do Estado", afirmou.
Investimentos
No final do encontro, realizado na sexta-feira (04) Stênio deixou para cada prefeito uma proposta de renovação, para que os membros das duas comissões municipais possam estudar as propostas feitas pela Sanepar. Segundo o presidente, esse contrato prevê investimentos de R$ 11 milhões até 2012 para manter o nível de atendimento com água tratada em 99% e elevar o índice de atendimento com serviços de esgoto para 65%, além de garantir o acesso a todos os programas sociais da companhia e à sua política de preservação ambiental.
Stênio explicou que, para renovar um contrato, a Sanepar analisa quais são as prioridades de cada município e adapta os investimentos para atender a essas necessidades. "Nosso trabalho, como empresa pública, é garantir o acesso aos serviços de saneamento a toda a população. Por isso, estudamos suas necessidades e a melhor forma de atendê-las no momento da renovação de um contrato", ressaltou.