Os 110 moradores da Linha Cotia, em São Miguel do Iguaçu, já contam com água tratada de qualidade em suas residências. O sistema de abastecimento da comunidade, implementado por meio do Programa de Saneamento Rural, foi inaugurado nesta segunda-feira (24). Participaram da cerimônia o gerente regional da Sanepar, Sergio Caimi, que representou a diretoria da empresa, o prefeito Eli Ghellere e diversas autoridades da região.
Segundo Caimi, o Programa de Saneamento Rural, além de promover o desenvolvimento das comunidades rurais, incentiva a permanência das famílias no interior do Estado. ?A implantação do sistema de abastecimento oferece aos moradores da área rural as mesmas condições de saúde e de qualidade de vida da população urbana. O acesso à água tratada é a maior garantia de saúde e desenvolvimento?, afirma.
Para a implantação do sistema da Linha Cotia foram investidos cerca de R$ 160 mil, através de uma parceria entre Sanepar, Prefeitura e a comunidade. A companhia elaborou o projeto técnico, orientou a implantação das instalações e treinou pessoas da comunidade para operar o sistema.
A Prefeitura e a comunidade viabilizaram os terrenos para a realização da obra e forneceram a mão-de-obra para assentamento de mais de 11 mil metros de rede. Para o prefeito Eli Ghellere, esta obra é um exemplo do que é possível fazer quando o Governo do Estado, a Prefeitura e a comunidade se unem. ?Após oito anos, o Governo do Estado, através da Sanepar, voltou a fazer investimentos na área rural, e este é um exemplo de parceria que veio eliminar a carência de água potável que existia na região?.