O governador Roberto Requião e o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, participaram, nesta terça-feira (23), da solenidade em comemoração à conclusão de 1 milhão de ligações de esgoto no Estado, que marcou o aniversário de 44 anos da empresa. ?A Sanepar é e continuará sendo um bem público, a serviço da vida, de uma vida melhor para os paranaenses?, declarou Requião. A milionésima ligação de esgoto significa que a metade da população atendida pela empresa tem acesso ao serviço de coleta e tratamento.
Hoje, a Sanepar leva serviços de água tratada para 99% da população do Estado, atendendo a 344 municípios e 622 localidades. Com os serviços de esgoto, a empresa atende a 48,71% da população. Quando a Sanepar foi criada, 8,3% da população paranaense eram servidos por rede de água e 4,1% tinham serviço de coleta de esgoto. Dos 221 municípios, 13 possuíam os dois serviços e 37 tinham apenas o de água.
O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, afirmou que a empresa trabalhou muito nestes últimos anos. ?Hoje, comemoramos 1 milhão de ligações de esgoto, o que coloca o Paraná numa posição de vanguarda no país. Além disso, os 44 anos da Sanepar são de relevantes serviços prestados à população?, enfatizou.
Stênio também falou do abastecimento com água tratada. ?No que se refere a ligações de água, o abastecimento está universalizado, pois a empresa atende a 99% da população, garantindo saúde para o povo?. Stênio também ressaltou que, de 2003 até 2006, a Sanepar passou a atender a mais de 1,4 milhão de pessoas com o programa Tarifa Social. ?Isso significa que a empresa cumpre com sua função social?, completou.
Crescimento
?A minha expectativa é que o governo federal possa, com o Plano de Aceleramento do Crescimento ? PAC, estabelecer mecanismos para continuarmos investindo nas áreas mais carentes do Estado, onde as dificuldades são grandes. Por isso é importante que haja recursos para expandir os serviços?, comentou Stênio. ?Acredito que, com este novo pacote do governo federal e com o estímulo do governador, por meio da política social, nós possamos realmente expandir ainda mais os serviços para a população do Paraná?, finalizou o presidente.
Carimbo
Na solenidade, também foi lançado o carimbo comemorativo em homenagem a milionésima ligação de esgoto no Paraná. O diretor regional dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro, disse que o carimbo é o reconhecimento pelos prêmios conquistados. ?O carimbo é o reflexo da política social do governo Requião?.
O carimbo comemorativo vai circular nas peças filatélicas e correspondências da Sanepar, propagando, por meio da imagem e da legenda, o tema: um milhão de ligações de esgoto no Estado do Paraná. Uma peça onde constava o carimbo, passou a fazer parte do acervo filatélico dos correios no Paraná e servirá como fonte de pesquisas. O carimbo lançado ficará disponível para todas as pessoas que quiserem utilizá-lo em suas correspondências, até o dia 6 de fevereiro, na agência filatélica de Curitiba, na Rua Marechal Deodoro, 298.
Histórico
A Sanepar foi criada em de janeiro de 1963, pelo então governador Ney Braga, dentro do seu programa de reforma administrativa do Estado. O governador sancionou a Lei 4.684, autorizando o Poder Executivo a constituir uma sociedade por ações. O objetivo era a promoção do saneamento básico no Estado.