Os proprietários de imóveis das regiões do Coroados e da Barra do Saí, em Guaratuba, estão sendo orientados sobre como fazer a fossa séptica e o sumidouro. A Sanepar produziu o folheto Você também pode ajudar a cuidar da sua praia, que ensina como o esgoto deve ser confinado no imóvel. O folheto com as informações técnicas é distribuído pelas associações de moradores das duas regiões para os proprietários das residências e nos pontos de comércio, como lojas de material de construção.
Os dois balneários ainda não são atendidos pela rede pública de coleta de esgoto e, durante a temporada, a maior parte da praia da Barra do Saí esteve imprópria para banho. O objetivo desse trabalho integrado é impedir o lançamento do esgoto diretamente nos canais e drenos. ?Quando o esgoto não é retido na fossa e sumidouro, chega ao mar, causando a poluição das praias e comprometendo a balneabilidade?, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.
Maria Arlete lembra que é responsabilidade do dono do imóvel reter o esgoto em seu terreno, nos locais ainda não servidos pela rede coletora. Em função das características geológicas e geotécnicas do Litoral, a Sanepar desenvolveu um projeto de construção de fossa e de sumidouro adaptada ao tipo de lençol freático da região.
Outros órgãos públicos estão mobilizados para despoluir os cerca de 12 mil metros de canais e drenos que saem do Coroados e desembocam no mar, via Barra do Saí. A Prefeitura de Guaratuba, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Suderhsa também atuam em parceria na região. Um dos trabalhos é a limpeza dos canais e dos drenos. Após a limpeza, será possível identificar os pontos de lançamento do esgoto. Os proprietários serão orientados a desativar a ligação irregular e a fazer a fossa e o sumidouro. Quem não atender à solicitação, poderá ser multado pelo IAP.
?Estamos dando um grande passo para solucionar este problema ambiental tão sério, que prejudica o turismo, a pesca e a vida diária da população fixa e dos veranistas?, enfatiza o presidente da Associação dos Moradores do Coroados e da Barra do Saí, Alexandre Mauro. O tesoureiro da Associação, Getúlio Campos, informa que cerca de 2.500 donos de imóveis deverão ser orientados ?e tomar as providências para que nossas praias sejam saneadas?.