Sanepar colabora para despoluir a Barra do Saí

Os proprietários de imóveis das regiões do Coroados e da Barra do Saí, em Guaratuba, estão sendo orientados sobre como fazer a fossa séptica e o sumidouro. A Sanepar produziu o folheto Você também pode ajudar a cuidar da sua praia, que ensina como o esgoto deve ser confinado no imóvel. O folheto com as informações técnicas é distribuído pelas associações de moradores das duas regiões para os proprietários das residências e nos pontos de comércio, como lojas de material de construção.

Os dois balneários ainda não são atendidos pela rede pública de coleta de esgoto e, durante a temporada, a maior parte da praia da Barra do Saí esteve imprópria para banho. O objetivo desse trabalho integrado é impedir o lançamento do esgoto diretamente nos canais e drenos. ?Quando o esgoto não é retido na fossa e sumidouro, chega ao mar, causando a poluição das praias e comprometendo a balneabilidade?, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

Maria Arlete lembra que é responsabilidade do dono do imóvel reter o esgoto em seu terreno, nos locais ainda não servidos pela rede coletora. Em função das características geológicas e geotécnicas do Litoral, a Sanepar desenvolveu um projeto de construção de fossa e de sumidouro adaptada ao tipo de lençol freático da região.

Outros órgãos públicos estão mobilizados para despoluir os cerca de 12 mil metros de canais e drenos que saem do Coroados e desembocam no mar, via Barra do Saí. A Prefeitura de Guaratuba, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Suderhsa também atuam em parceria na região. Um dos trabalhos é a limpeza dos canais e dos drenos. Após a limpeza, será possível identificar os pontos de lançamento do esgoto. Os proprietários serão orientados a desativar a ligação irregular e a fazer a fossa e o sumidouro. Quem não atender à solicitação, poderá ser multado pelo IAP.

?Estamos dando um grande passo para solucionar este problema ambiental tão sério, que prejudica o turismo, a pesca e a vida diária da população fixa e dos veranistas?, enfatiza o presidente da Associação dos Moradores do Coroados e da Barra do Saí, Alexandre Mauro. O tesoureiro da Associação, Getúlio Campos, informa que cerca de 2.500 donos de imóveis deverão ser orientados ?e tomar as providências para que nossas praias sejam saneadas?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo