Antes de sair de férias é preciso tomar alguns cuidados com as instalações hidráulicas da casa e com a ligação de água. A Sanepar está orientando os usuários a adotarem medidas simples que ajudam a evitar transtornos e aborrecimentos.

continua após a publicidade

Verificar se nenhuma torneira apresenta problemas de funcionamento e fechar o registro do cavalete de água como medida preventiva são atitudes simples que podem evitar desperdícios e possíveis excessos de consumo. ?Estas são medidas simples e suficiente que evitam aborrecimentos no futuro. Uma única torneira com vazamento de um milímetro de água pode desperdiçar até 60 mil litros de água por mês?, alerta o gerente do atendimento ao cliente da Sanepar, Volnei Muniz. O registro do cavalete fechado também evita o desperdício causado por algum vazamento que possa existir na tubulação ou na caixa de água.

Proteger a ligação de água contra ações de vândalos é outra orientação da Sanepar. A instalação de uma caixa com grade removível para proteger o hidrômetro e outros componentes dificulta a ação de depredadores, que podem causar prejuízos financeiros e de consumo água nos imóveis.

Outra medida importante é facilitar acesso à leitura pelo agente comercial da empresa neste período. A impossibilidade de acesso à ligação pode acarretar o lançamento de consumo mensal pela média. Pelo telefone 115, pode-se obter a data de execução da leitura mensal. O usuário também pode autorizar o pagamento da conta de água através de débito automático em bancos financeiros e, assim, não correr o risco de ter o fornecimento de água suspenso.

continua após a publicidade