O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), lançado na segunda-feira, atuará em conjunto com Sistema de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate), já que dividirá o socorro de acordo com a sua natureza. O Samu permitirá que o Siate fique dedicado ao atendimento de acidentes ao socorrer os casos de emergências médicas como ataques cardíacos.
De acordo com o segundo-tenente Daniel Lorenzetto, oficial de socorro do Corpo de Bombeiros, a implantação do Samu amplia ação do Siate e permite melhor aproveitamento das ambulâncias. “Além de viabilizar atendimento especial para emergências médicas, o Samu permite melhor aproveitamento do Siate. Com outro sistema para atender emergências médicas, o Siate pode ficar dedicado aos casos em que segundos fazem a diferença, como são os acidentes com automóveis, por exemplo”, explica.
O tenente lembra ainda que os dois sistemas podem se complementar em casos com muitas vítimas. “Um acidente envolvendo um ônibus é outro caso no qual necessitaríamos de mais ambulâncias e um atendimento mais especializado no local”, afirma.