Salários param de crescer após três meses seguidos de aumentos

Rio – Os salários ficaram 6 centavos menores em setembro, em comparação com o mês passado. A queda foi de R$ 974,96 para R$ 974,90 e interrompeu três meses seguidos de crescimento dos salários, de acordo com os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que faz uma média dos salários reais (já descontada a inflação) em seis regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador. Apesar da queda de agora, a PME mostra que os salários este ano estão 2% maiores do que em setembro do ano passado.

Além disso não houve uma queda generalizada este mês, disse o gerente da Pesquisa, Cimar Azeredo. Na verdade houve aumentos em Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. Só houve redução, na média, porque em Sâo Paulo os salários caíram 1,2%. "Como a região de São Paulo tem um peso maior, o resultado dela foi preponderante, fazendo com que o rendimento no total das seis regiões ficasse estável", disse.

Cimar Azeredo explicou que a redução, em São Paulo, refletiu a queda de 1,1% no setor mais forte da região, que é o de serviços para empresas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo