Salão de Detroit consagra mitos e novas tendências de veículos

Encurraladas pelas marcas estrangeiras, as três grandes montadoras americanas – General Motors, Ford e Chrysler – não mediram esforços para mostrarem quem manda em Detroit.

O primeiro salão do ano, que abre oficialmente para o público no próximo sábado (09/01), será marcado pela aposta em ícones antigos e novos filões, pelas marcas da casa e, também, pelo sistemático ataque das montadoras estrangeiras no importante mercado norte-americano.

A GM, maior e mais poderoso conglomerado automobilístico do planeta, escolheu Detroit para mostrar a sexta geração do Chevrolet Corvette e o sedã Pontiac G6, ambos devem ser comercializados ainda este ano nos Estados Unidos.

Ford e Chrysler apostaram no lançamento de novos veículos. O Novo Mustang, completamente renovado – em sua quinta geração – é a grande atração no estande da Ford. Ele divide as atenções com esportivo GT40 e o Shelby Cobra, protótipo de um futuro esportivo da marca. Outra novidade da montadora é o sedã Five Hundred.

Uma tremendo protótipo de 850 cv promete congestionar o estande da Chysler. O superesportivo Me Four Twelve está equipado com um motor V12 6.0 litros e faz, segundo o fabricante, de 0 a 100 km/h em míseros 2,8 segundos.

As alemãs Volkswagen, Audi, BMW e Mercedes mostraram suas armas para concorrerem no disputado – e lucrativo – mercado dos Estados Unidos, que em 2003 comercializou cerca 16 milhões de veículos.

A Audi mostrou o luxuoso sedã A8, como motor 12 cilindros. BMW e Mercedes não deixaram por menos. A primeira apresentou a versão conversível do Série 6. Já a Mercedes-Benz reservou para Detroit, o badalado esportivo SLR McLaren e o conceito Vison GTS. O utilitário esportivo Touareg e o conceito T, misto de cupê e fora-de-estrada, foram os veículos escolhidos pela VW para estrearem no evento.

As italianas Ferrari e Maserati, praticamente irmãs, levaram para Detroit o que têm de melhor.

O sedã Quattroporte, da Maserati, é a aposta da marca para encarar os rivais do segmento. O modelo tem luxo, requinte e um toque de esportividade com seu propulsor de 400 cv. A 612 Scaglietti tem tudo para se tornar em mais um mito da marca do cavalinho rampante. (FolhaNews)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo