Encurraladas pelas marcas estrangeiras, as três grandes montadoras americanas – General Motors, Ford e Chrysler – não mediram esforços para mostrarem quem manda em Detroit.
O primeiro salão do ano, que abre oficialmente para o público no próximo sábado (09/01), será marcado pela aposta em ícones antigos e novos filões, pelas marcas da casa e, também, pelo sistemático ataque das montadoras estrangeiras no importante mercado norte-americano.
A GM, maior e mais poderoso conglomerado automobilístico do planeta, escolheu Detroit para mostrar a sexta geração do Chevrolet Corvette e o sedã Pontiac G6, ambos devem ser comercializados ainda este ano nos Estados Unidos.
Ford e Chrysler apostaram no lançamento de novos veículos. O Novo Mustang, completamente renovado – em sua quinta geração – é a grande atração no estande da Ford. Ele divide as atenções com esportivo GT40 e o Shelby Cobra, protótipo de um futuro esportivo da marca. Outra novidade da montadora é o sedã Five Hundred.
Uma tremendo protótipo de 850 cv promete congestionar o estande da Chysler. O superesportivo Me Four Twelve está equipado com um motor V12 6.0 litros e faz, segundo o fabricante, de 0 a 100 km/h em míseros 2,8 segundos.
As alemãs Volkswagen, Audi, BMW e Mercedes mostraram suas armas para concorrerem no disputado – e lucrativo – mercado dos Estados Unidos, que em 2003 comercializou cerca 16 milhões de veículos.
A Audi mostrou o luxuoso sedã A8, como motor 12 cilindros. BMW e Mercedes não deixaram por menos. A primeira apresentou a versão conversível do Série 6. Já a Mercedes-Benz reservou para Detroit, o badalado esportivo SLR McLaren e o conceito Vison GTS. O utilitário esportivo Touareg e o conceito T, misto de cupê e fora-de-estrada, foram os veículos escolhidos pela VW para estrearem no evento.
As italianas Ferrari e Maserati, praticamente irmãs, levaram para Detroit o que têm de melhor.
O sedã Quattroporte, da Maserati, é a aposta da marca para encarar os rivais do segmento. O modelo tem luxo, requinte e um toque de esportividade com seu propulsor de 400 cv. A 612 Scaglietti tem tudo para se tornar em mais um mito da marca do cavalinho rampante. (FolhaNews)