As pessoas que quiserem se informar sobre os postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão funcionando podem ligar para o Prevfone (0800 780 191). "Com isso a gente evita a ida do segurado aos postos", diz o presidente do INSS, Samir de Castro Haten. Com a greve dos servidores da Previdência, iniciada ontem, 20% das agências estão paralisadas, de acordo com o ministério. O presidente informa que "se a pessoa ligar para o PrevFone e descobrir que a agência está fechada, infelizmente ela vai ter que esperar".
Uma alternativa de atendimento é a internet. Pelo site da Previdência (www.previdencia.gov.br) é possível realizar alguns atendimentos, como inscrição como contribuinte, requerimento para auxílio doença, salário maternidade para autônomos, facultativos e domésticos, e de pensão de morte para os dependentes do segurado que já recebem benefício do INSS.
Samir de Castro garante que os pagamentos de benefícios não serão suspensos e que as perícias médicas – agendadas em consultórios de peritos credenciados ou agendadas com médicos do quadro nas unidades de atendimento – também serão realizadas normalmente. "Temos o compromisso com os médicos de que serão realizadas, não há adesão dos médicos ao movimento que está sendo realizado, excepcionalmente uma ou outra agência poderá ter problema", afirma.