O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou hoje a relação dos indicados para a terceira edição do Prêmio Medalha do Conhecimento. Promovido em parceria com a CNI e o Sebrae, o prêmio, que será entregue no dia 26 pelo ministro Luiz Fernando Furlan, é um reconhecimento à contribuição de empresas e instituições no processo de desenvolvimento tecnológico da indústria nacional.

Os indicados são: Carlos Ernesto Augustin (Petrovina), Augusto Pimentel Guimarães (Nuteral), João Claudino Fernandes (Grupo Claudino), Maria de Fátima Chamma (Chamma da Amazônia), Abraham Kasinsky (Motos Kasinsky), Guilherme Peirão Leal (Natura), José Eduardo Sabó (Sabó), Kurt Politzer (IQT), Miguel Abuhab (Datasul), Paulo Bellini (Marcopolo), Alberto Pereira de Castro (IPT) e Norberto Rauch (PUC/RS). Na sexta-feira (15) serão divulgados os nomes dos cinco ganhadores.

Na solenidade de premiação, o Ministério lançará o livro Cronologia do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1938-2003), que traz uma coletânea de textos sobre a trajetória de vários setores da indústria brasileira, inclusive nos campos da biotecnologia, nanotecnologia e biomassa.

Criada em 2000 para comemorar os 50 anos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Medalha do Conhecimento recebeu 43 inscrições na primeira edição; em 2003, foram 96 candidaturas e neste ano, o número saltou para 147 inscritos, com destaque para a participação das regiões Norte e Nordeste.

Entre os premiados nas duas primeiras edições da Medalha do Conhecimento estão os empresários Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim), Olavo Setúbal (Itaú), José Mindlin (Metal Leve), Eugênio Staub (Gradiente), José Cutrale Júnior (Cutrale) e Décio Silva (WEG).

Segundo o ministro Luiz Fernando Furlan, o prêmio é um estímulo ao processo de inovação e ao crescimento do setor industrial na busca por mais empregos, mais exportações e um melhor nível de vida para a população brasileira.
continua após a publicidade

continua após a publicidade