A safra brasileira de grãos em 2005 deve atingir 113,744 milhões de toneladas, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em seu Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho. De acordo com a pesquisa, a estimativa de junho é 0,24% superior à projeção para a safra desse ano observada em maio, quando o IBGE estimava safra de 113,468 milhões de toneladas.
O IBGE informou que, em junho, foram registrados bons resultados para as estimativas de lavouras de inverno. "A diferença de mais de 277 mil toneladas (entre o levantamento de maio ao de junho) provém, principalmente, da cultura do trigo, que, entre os dois meses, registrou um acréscimo de em torno de 5%", acrescentou o instituto. Porém, o IBGE ressaltou que a safra nacional prevista para este ano ainda é 4,71% inferior à obtida em 2004 (119,369 milhões de toneladas).
O instituto informa que, em junho, houve altas expressivas nas estimativas de produção, ante o projetado no levantamento de maio, em alguns produtos importantes, como feijão em grão 3ª safra (10,34%), milho em grão 2ª safra (1,22%) e trigo em grão (5,47%). Quanto ao trigo, o IBGE informou que houve elevações na estimativa de produção do Paraná (9%).
Porém, no Rio Grande do Sul ela permanece inalterada. "Os dois Estados do Sul detêm cerca de 91% da produção nacional desse cereal; em ambos, o comportamento do clima é considerado normal, sobretudo para os plantios já em desenvolvimento", detalhou o IBGE, em comunicado.