O texto O Avarento, de autoria de um dos mais célebres dramaturgos do século XVII, Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, será apresentado no próximo sábado, como parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba, pelo grupo curitibano Teatratividade, no Teatro Reikrauss.
O espetáculo conta a história de Harpagon, um homem cuja única paixão é o dinheiro, o que o tornou insensível às demais pessoas. Seus filhos, Cleanto e Elisa, estão apaixonados por jovens de famílias modestas e receiam a recusa do seu pai. Para que seu pai abençoe os dois matrimônios, os irmãos vão preparar diversas artimanhas para conseguir esse intento.
De acordo com o diretor e um dos atores da peça, Reikrauss Benemond, o texto, mesmo sendo escrito no longínquo ano de 1667, continua atual por trazer situações que ainda existem na sociedade moderna.
“O público poderá confirmar que as características dos personagens na peça são facilmente encontrados por aí. Embora trate de casamentos arranjados, situação pouco comum hoje em dia, há outros momentos da peça que são comuns no nosso cotidiano”, afirma.
Para o diretor, foi um desafio produzir uma peça a partir de um texto clássico, uma vez que o público tem voltado mais a atenção para os stand ups. “Gosto dos stand ups, mas acho que o público precisa ver outras coisas. Por isso, resolvemos apresentar essa peça, que traz uma narrativa cômica e um humor mais refinado. Além disso, ficamos empolgados com essa grande responsabilidade de montar esse espetáculo, isso sem contar que é uma dificuldade trabalhar em cima destes textos”, garante.
Benemond conta ainda que o grupo, composto por oito artistas, está empolgado em apresentar a peça no festival. “Estamos com uma expectativa muito grande, pois esse festival é uma grande vitrine para gente”, avalia.
Serviço
O Avarento. Dia 27 de março, às 19h. Local: Teatro Reikrauss (Praça Tiradentes 106, Centro – telefone: (41) 3323-5658 – www.teatroreikrauss.com.br) Ingressos: R$20 e R$10.