Neste sábado, o governo federal promove em todo o país o Dia D de Combate à Dengue para continuar a prevenção contra o mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti. A campanha prevê anúncios de rádio e televisão, cartazes, adesivos, camisetas e bonés. O objetivo é alertar toda a população para ações que devem tomadas durante as férias de verão para evitar a formação de criadouros do mosquito.

continua após a publicidade

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e pretende chamar a atenção sobre a época de maior risco, justamente entre os meses de janeiro a maio. "É preciso que as pessoas saibam que 90% dos focos do transmissor estão dentro de casa. Ou seja, o inimigo está muito próximo e medidas simples são altamente eficazes para prevenir o risco da dengue", garante o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Cerca de 95% dos casos da doença são registrados nessa época, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Norte, porém, a transmissão da doença pode ocorrer em outras épocas. "Por isso, a gente não pode baixar a guarda no combate ao mosquito durante o ano. Mas é importante que a luta se intensifique, as ações aumentem, que a gente tome ainda mais cuidado nesse período para evitarmos o risco de epidemia de dengue no verão", explica.

Em avaliação sobre a situação da doença no país, a SVS aponta uma diminuição média de 71,6% de registros entre os meses de janeiro a setembro de 2004 em relação ao mesmo período de 2003. De 329.844 casos nos ano passado, caiu para 93.463 este ano, com percentuais acima de 90% em regiões tradicionalmente críticas em relação à doença. É o caso do Piauí, onde os 12.425 casos registrados em 2003 caíram para 881, uma redução de 92,9%.

continua após a publicidade

O Ministério da Saúde distribuirá uma lista para que as famílias façam a verificação dos riscos em suas próprias casas. As observações, segundo Jarbas Barbosa, não exigem nenhuma tecnologia nem utilização de produtos ou equipamentos específicos e não demoram mais que 30 minutos.