Ruralistas querem encontro com Lula para entregar reivindicações

A diretoria do Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil (Rural Brasil), que congrega as principais entidades representativas do setor primário, quer marcar uma audiência ainda neste mês com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para entregar um documento com as principais reivindicações do setor.

Este documento, segundo o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebú (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, deverá ser concluído na próxima semana e apresentará uma radiografia completa do setor.

No documento, os ruralistas também traçarão um perfil do ministro que gostariam de ver à frente da pasta da Agricultura: um conhecedor das questões rurais com visão exportadora. ?Não queremos um político qualquer?, disse Márcio Lopes de Freitas.

Os dirigentes da OCB e da ABCZ, que estiveram reunidos nesta quarta-feira, afirmaram que os produtores rurais estão satisfeitos com atual estrutura do Ministério da Agricultura e com a condução da política atual para o setor rural. ?Muita coisa ainda precisa ser melhorada, mas estamos satisfeitos com a forma como os temas agrícolas vêm sendo conduzidos?, afirmaram.

O presidente da OCB disse que a primeira versão do documento está pronta, mas ainda será aperfeiçoada. As linhas básicas da proposta em discussão contemplam um perfil de cada segmento da agropecuária e aspectos mais estruturais, como a dificuldade de acesso ao crédito; elevação dos juros; carga tributária em excesso; comércio exterior; e custo Brasil, onde questões antigas, como problemas de logística em portos, aeroportos e estradas, ainda não foram resolvidas.

Márcio Lopes de Freitas disse que o Rural Brasil deve se reunir na próxima semana para fazer uma avaliação final do documento a ser entregue ao novo governo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo