Em pouco mais de dois meses a Diretran instalou 20 mil metros quadrados de pintura (sinalização horizontal) e colocou cerca de 200 novas placas (sinalização vertical) em diferentes pontos da cidade. A implantação faz parte de um grande pacote de sinalizações que começou a ser implantado em setembro. A sinalização nova atende as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Calculada em R$ 4 milhões a nova sinalização da cidade será paga com recursos das multas de trânsito.
A sinalização horizontal e vertical está sendo adequada à resolução número 160 de 11 de junho de 2004, do Conselho Nacional, que substituiu o anexo II do Código de Trânsito Brasileiro. A pintura amarela, por exemplo, usada para indicar o estacionamento de motocicletas, ambulâncias, táxis, veículos de aluguel e áreas reservadas aos veículos oficiais, está sendo substituída pela cor branca.
As placas de regulamentação, que atualmente têm a cor azul, também estão sendo substituídas pelo novo modelo, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito – com o fundo branco. As cerca de mil placas de regulamentação existentes na cidade deverão ser substituídas até o dia 30 de junho de 2006, conforme estabelece a resolução.
“A nova sinalização exige atenção dos motoristas que, antes de estacionar o veículo, não devem observar apenas a pintura na rua, mas também as placas para saber se é permitido o estacionamento”, alerta a gerente de engenharia da Diretran, Rosângela Battistella.
Ao todo serão implantados 65 mil metros quadrados de pintura (sinalização horizontal), 3.430 novas placas baixas e 161 semi-pórticos, placas altas que indicam os bairros, equipamentos urbanos, saídas da cidade e pontos turísticos. Na área central, cerca de 100 cruzamentos terão reforçada a pintura da faixa de pedestres. Além das faixas para pedestres, que estão sendo implantadas na área central da cidade, vias importantes estão recebendo faixas de balizamento, que orientam o motorista e garantem mais segurança no trânsito.
Cerca de 200 estabelecimentos de ensino de Curitiba receberão sinalização nova. Nos cruzamentos localizados próximo a escolas serão implantados 620 protetores, que obrigam o pedestre a atravessar a rua utilizando a faixa adequada, garantindo mais segurança aos estudantes na entrada e saída das aulas.
Novidade
Uma das novidades na nova sinalização é a linha de bordo que está sendo instalada na Avenida das Torres (Avenida Comendador Franco), do lado esquerdo da pista. A nova sinalização funciona como sonorizador porque o termoplástico usado possui alto relevo a cada 50 centímetros. A novidade está sendo implantada do cruzamento da Avenida das Torres com Rua Engenheiros Rebouças até o portal de entrada de São José dos Pinhais, numa extensão de 9,5 km. A Diretran está utilizando o novo material neste caso para aumentar a segurança no trânsito no lado da pista onde estão as valas no canteiro central da Avenida.A implantação da nova sinalização está sendo realizada por três empresas que venceram uma concorrência nacional (Consórcio Sinalisa/Sinasc, Sinalizadora Paulista e Virtual). A Diretran acompanha e fiscaliza a implantação de toda a sinalização.