Ruas da Cidadania fecham 2005 com 6,6 milhões de atendimentos

As Ruas da Cidadania de Curitiba fecharam o ano de 2005 com 6,6 milhões de atendimentos à população com serviços municipais de todas as áreas, além de outros, ofertados por órgãos estaduais e federais. Foram 1,447 milhão de atendimentos na Rua da Cidadania Portão e 1,131 milhão no Boqueirão. No Pinheirinho foram 1,250 milhão de atendimentos; no Bairro Novo 851,47 mil e no Boa Vista 625,66 mil.

Em Santa Felicidade foram feitos no ano passado 553,46 mil atendimentos. Na Matriz o número chegou a 413 mil e no Cajuru foram 221,23 mil. No seu primeiro ano de funcionamento a Regional da CIC fez 124,47 mil atendimentos.

As Ruas da Cidadania funcionam como braço da Prefeitura nos bairros, oferecendo à população dos bairros os serviços municipais, além de serviços das esferas estadual e federal e pontos de comércio e lazer. As Ruas são sede das Administrações Regionais, que coordenam a atuação de secretarias e outros órgãos municipais nos bairros, incentivando o desenvolvimento de parcerias entre comunidade e poder público.

Nas Ruas da Cidadania o cidadão encontra serviços e atendimento prestados por núcleos das secretarias de Educação, Saúde, Finanças, Abastecimento, Urbanismo, Cultura, Obras, da Fundação de Ação Social. Além disso, os cidadãos podem fazer documentos, como Carteira de Trabalho e Identidade, além de contarem com Agência do Trabalhador, Receita Estadual, biblioteca e agências bancárias.

Um dos serviços mais procurados é o Armazém da Família, equipamento da Secretaria Municipal do Abastecimento, que oferta a famílias de baixa renda produtos alimentícios e de higiene e limpeza a preços menores que os do varejo tradicional.

A Fundação de Ação Social (FAS) promove nas Ruas da Cidadania atividades físicas para idosos, visando estimular a convivência social e prolongar a vida produtiva. A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer oferece aulas de ginástica estética, ginástica localizada, ginástica para a terceira idade, vôlei, basquete, futebol, jazz, orientação a caminhadas e condicionamento físico.

Outra atividade de Esporte e Lazer nas Ruas da Cidadania é a prática de esportes por crianças e adolescentes, através do Centro de Aprimoramento de Talentos Esportivos (Cates), criado em 1998. Há escolinhas de futebol de campo de areia e salão; vôlei, basquete, handebol, ginástica rítmica e olímpica; natação; atletismo e tênis de mesa.

Os Distritos Sanitários também integram as Administrações Regionais. Eles gerenciam as unidades municipais de saúde. Suas principais atribuições são apoiar ações de controle de doenças e agravos; receber queixas, inspecionar e emitir licenças sanitárias para estabelecimentos comerciais e de saúde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo