A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pediu uma nova reunião com os representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre hoje e amanhã. Ela suspendeu a reunião que ocorria no Palácio do Planalto para que o governo analizasse os sete pontos do acordo firmado pelo movimento com o governo federal durante a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, realizada em maio deste ano.

continua após a publicidade

A informação foi dada pelo Coordenador Nacional do MST, João Paulo Rodrigues, que deixou o Palácio do Planalto otimista com as negociações. Entretanto, ele disse que as ocupações das 26 sedes do Incra em 20 estados serão mantidas, até que o a governo atenda a pauta de reivindicações apresentadas pelo movimento.

"Queremos que o presidente Lula cumpra com o acordo firmado no Plano Nacional de Reforma Agrária. O governo pediu um tempo para avaliar os pontos do acordo, para nos dar uma resposta, ainda hoje ou amanhã", disse.

Segundo João Paulo Rodrigues, entre os itens que ainda não têm uma resposta satisfatória está a revisão dos índices de produtividade, que vão ajudar na realização das vistorias para desapropriação. "Outro tema é do assentamento das famílias acampadas. A meta do governo é assentar quinze mil famílias, e isso vemos com preocupação. Por isso a mobilização em nível nacional".

continua após a publicidade

O Coordenador do Movimento Nacional do MST, João Paulo Rodrigues, ao ser questionado se está prevista alguma manifestação durante a visita do presidente Lula, amanhã na Bahia, no Assentamento "Lulão" e na Fábrica de Celulose Veracel, disse que tudo vai depender das negociações em Brasília.

Em entrevista às emissoras de rádio da Radiobrás, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, reafirmou, nesta terça-feira, o compromisso do governo em cumprir a meta de assentamento. Segundo ele, 50 mil famílias foram assentadas neste ano. A meta é assentar 115 mil famílias até o final de 2005.

continua após a publicidade

Participaram também da reunião com os representantes do MST, no Palácio do Planalto, os ministros Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Luiz Dulci (Secretaria Geral), o Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo Azevedo e o presidente do Incra do Incra, Rolf Hackbart.