Chamas consumiram dezenas de pessoas que tentavam roubar combustível de um caminhão-tanque acidentado no norte da Nigéria informaram autoridades locais hoje. Pelo menos 70 pessoas morreram e 20 ficaram feridas na tragédia. Os feridos foram levados a hospitais próximos depois do incêndio ocorrido na noite de segunda-feira em uma estrada remota do Estado nigeriano de Kaduna, disse Saad Yahaya, porta-voz da polícia local.

continua após a publicidade

O caminhão-tanque transportava 33.000 litros de combustível e capotou quando fazia uma curva na estrada. O motorista alertou às pessoas que passavam pelo local que não tentassem roubar o combustível, mas foi ignorado, prosseguiu Yahaya. Não se sabe ao certo o que deu início ao incêndio. A Nigéria é o principal produtor de petróleo da África, mas anos de corrupção e má administração arruinaram as refinarias e os oleodutos locais. A falta de combustíveis para veículos e de gás de cozinha são comuns.

Em dezembro último, um incêndio numa perfuração feita num oleoduto em Lagos, maior cidade nigeriana, matou 265 pessoas. Em 1998, outro incêndio em oleoduto deitou 1.500 mortos. Grande parte da população sente-se prejudicada por décadas de produção de petróleo no país, denunciando que vazamentos e acidentes poluem as terras enquanto a maior parte da população continua pobre ao mesmo tempo em que um grupo pequeno fica cada vez mais rico.

continua após a publicidade