O secretário do Turismo, Celso Caron, conheceu esta semana o roteiro de turismo rural ?Caminho do Vinho?, situado na Colônia Mergulhão, em São José dos Pinhais. ?A visita permitiu verificar a importância que esse roteiro tem para o fortalecimento do turismo em São José dos Pinhais, Curitiba e demais municípios da Região Metropolitana?, disse Caron, que encaminhará solicitação à Secretaria de Estado dos Transportes e ao DER, com o objetivo de complementar a pavimentação do trecho da rua Julio Cesar Setenareski que une o roteiro à rodovia BR 277.
De acordo com o secretário, apesar de se tratar de uma iniciativa recente, há um franco crescimento e desenvolvimento do turismo, especialmente dos segmentos da gastronomia e da agricultura orgânica. Caron foi recepcionado pelo presidente da Associação Caminho do Vinho, Salvatory Belino Neto; por Tânia Galvão e Marcelo Lauriante, integrantes do Conselho da Associação Caminho do Vinho e pelo ex-prefeito de São José dos Pinhais, Moacir Piovezan.
Criada no final do século XIX, a Colônia Mergulhão recebeu esse nome devido ao grande número de pássaros mergulhões (Podilimbus Podiceps) existentes na região. O roteiro turístico visa resgatar as antigas tradições italianas, trazidas pelos primeiros imigrantes que ali se instalaram. Nas cantinas são comercializados vinhos, queijos, salames, hortifrutigranjeiros, doces, compotas, geléias, mel, conservas e diversos outros produtos. O roteiro reúne diversos estabelecimentos com áreas para lazer e eventos, restaurantes, cafés coloniais, pesque-pague e pousada.