O deputado Federal Dr.Rosinha (PT-PR) vai discutir o problema enfrentado pelo empreiteiros da IECSA-GTA que prestavam serviço à Brasil Telecom com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O encontro vai reunir representantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara (da qual Rosinha faz parte) com a Anatel. Inicialmente o encontro pretende discutir o papel da Agência como órgão fiscalizador da telefonia brasileira, mas o deputado pretende aproveitar a oportunidade para expor o caso dos subempreiteiros da IECSA.
O deputado havia pedido à Promotora-Geral do Trabalho, Marisa Tiemann, uma audiência pública com representantes da Brasil Telecom, da IECSA-GTA e com o presidente da Anatel. No entanto, segundo Rosinha, a promotora disse estar impedida juridicamente de tomar tal atitude. “Não deu para promover a audiência , mas não vamos esquecer o caso desses trabalhadores que foram lesados.”
A IECSA-GTA, empresa brasileira que pertence à holding IECSA, com sede na Argentina e que tem participação em diversos países, firmou contrato com a Brasil Telecom para operação de linhas telefônicas no Paraná, mas repassou os serviços para pequenas empresas. Das 164 subcontratadas pela IECSA, pelo menos 80 foram obrigadas a encerras suas atividades por falta de pagamento, segundo denúncias do presidente do Sindicato das Indústrias de Instalações Telefônicas do Paraná, Biratã Higino Almeida Giacomoni.