Morreu nesta madrugada de parada respiratória a violonista brasileira Maria Rosa Canelas, a ?Rosinha de Valença?. A artista estava há 12 anos em coma e faleceu, aos 62 anos, no Hospital-Escola Valença. A artista entrou em coma depois de sofrer um derrame cerebral em 1992. O enterro será hoje, às 16 horas.
Rosinha nasceu no dia 30 de julho de 1941 e começou a se interessar por violão ainda criança, assistindo aos ensaios do conjunto musical do irmão Roberto. Em 1963, veio para o Rio de Janeiro decidida a seguir a carreira musical. O primeiro disco foi produzido pela gravadora Elenco, do produtor Aloísio de Oliveira, a quem foi apresentada pelo violonista e compositor Baden Powell.
O nome artístico foi dado pelo colunista Sérgio Porto, que costumava dizer que ela tocava por uma cidade inteira, segundo relata a Enciclopédia da Música Brasileira. Com Sérgio Mendes, excursionou pelos Estados Unidos durante 8 meses em 1964, no ano seguinte viajou com um grupo de música nacional, patrocinado pelo Itamaraty, que se apresentou em 24 países europeus. Sua discografia inclui LPs gravados no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e França, em diversos selos.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna