O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, e o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau fizeram uma vistoria no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, após o apagão aéreo registrado no fim de semana, quando houve fortes "picos" na rede de energia elétrica que queimaram painéis (monitores) de informações aos passageiros e impediram o funcionamento de esteiras e outros mecanismos automáticos.

continua após a publicidade

O brigadeiro evitou divulgar informações sobre os resultados da vistoria. E o ministro limitou-se a dizer que não foi identificado, por enquanto, nenhum problema no sistema elétrico. José Carlos Pereira disse que Silas Rondeau foi ao aeroporto para uma visita e para "verificar o sistema (elétrico), porque não conhece seu funcionamento." E descartou a possibilidade de sabotagem como causa das constantes panes no sistema de controle de tráfego aéreo do País.

No encontro entre o ministro e o brigadeiro, foi acertado que, em 48 horas, será apresentado um diagnóstico ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, na reunião de emergência realizada no Palácio do Planalto pelo presidente Lula com as autoridades do setor aeronáutico, o presidente exigiu rigor nas investigações, medidas eficientes e toda a atenção com os passageiros.

Hoje, pouco antes das 11 horas, houve um novo "pico" no fornecimento de energia do Aeroporto Internacional de Brasília, e os painéis ficaram cerca de uma hora sem funcionar. No domingo os painéis ficaram apagados por 19 horas.

continua após a publicidade