Rio (AE) – O delegado Luiz Marcelo Xavier, do Serviço de Repressão a Entorpecentes de Niterói (SER), confirmou hoje que o atacante Ronaldo e o cantor Gabriel Pensador serão intimados a depor no processo que investiga quadrilha de distribuição de ecstasy pela internet, desbaratada pela SRE.

continua após a publicidade

Os dois foram citados por criminosos em conversas telefônicas interceptadas pela polícia como participantes de uma festa em que houve consumo de drogas. Os traficantes também discutem como se tornar fornecedores do jogador. "Ronaldo e Gabriel serão intimados como testemunhas. São (citados em) declarações deles (traficantes) e é importante que esclareçam se a festa de fato ocorreu e se sofreram assédio da quadrilha", afirmou Xavier na tarde de hoje, em entrevista concedida no Museu de Arte Contemporânea, na zona sul de Niterói.

O delegado disse que caso se confirme que Ronaldo e Gabriel Pensador fumaram maconha na festa, como comentado nas gravações telefônicas, eles podem ser indiciados como usuários de drogas. Os nomes do atacante e do cantor foram citados numa conversa telefônica entre Thiago Tauil e Amon Lemos, irmão de Lívia Lemos, ex-namorado de Ronaldo, ambos presos como integrantes da quadrilha.

Amon diz que participou de uma festa na casa de amigos de Ronaldo. "Tava lá ele (Ronaldo), o Gabriel Pensador". Amon passa a comentar sobre uso de drogas. "Fumamos o maior (inaudível)" e comenta que "todo mundo gosta". "É né? Ronaldo Também?", quer saber Tauil. "Todo mundo", responde Amon. Tauil telefona então para outro integrante da quadrilha, André Kohler Archiles, e comenta a aproximação de Amon com o jogador. "Falou que o canal pros caras lá é a gente".

continua após a publicidade

De acordo com Xavier, as gravações complicam ainda mais a quadrilha de traficantes da classe média. "Além de responder por tráfico, eles também têm de responder por associação para o tráfico, já que discutem como se tornarem possíveis fornecedores de Ronaldo", diz o delegado.

Xavier descartou a hipótese de o atacante ser ouvido por carta rogatória. Ele pretende ouvir o jogador quando ele vier ao Brasil para o jogo contra o Chile, dia 4 de setembro, em Brasília. A chegada de Ronaldo está prevista para 30 de agosto. Já Gabriel Pensador deve ser ouvido na próxima semana.

continua após a publicidade

A chefe do Setor de Investigações da Polinter, inspetora Marina Maggessi, disse que não intimará Ronaldo para depor no inquérito que investiga as ligações próximas entre jogadores e artistas e o traficante Erismar Rodrigues Moreira, o Bem-Te-Vi, chefe da venda de drogas na Rocinha. Nas gravações, um criminoso avisa que "R-9" quer subir o morro, com presentes, como camisas da Seleção Brasileira e tênis Nike.

"Não chamo aqui ninguém que foi citado em conversas. Qualquer um pode usar o nome de uma pessoa famosa. Só vamos investigar quem falou com o traficante, como foi ex-goleiro do Flamengo Júlio César e o pagodeiro Gerson Dupan", disse a inspetora. "Acho covardia intimar pessoa citada e só atrapalha as investigações". A reportagem não conseguiu localizar o cantor Gabriel Pensador e o assessor de Ronaldo, Paulo Júlio Cleman.