Ronaldinho Gaúcho tem certeza de que entrará para a história do futebol, mas sem o impacto dos grandes astros. Modesto, diz que a sua vida é muito simples e por isso não vende jornal. Nesta quarta-feira, só para variar, foi indicado para receber mais um prêmio. Ao lado do presidente de honra do Real Madrid, o ex-jogador Alfredo Di Stefano, concorrerá ao Prêmio Príncipe de Astúrias de Esportes, que será dado em setembro em Oviedo.
"Quero conquistar todos os títulos possíveis, como a Copa da Alemanha. Vou entrar em todos os livros de história do futebol", disse o melhor do mundo ao site da Uefa.
Tamanha ambição não combina com seu jeito simplório. Ele mesmo entrega:
"Sou tão simples que não vendo jornais. A minha vida é muito parecida com a das outras pessoas. Quando me levanto, vejo uma pessoa normal no espelho. Tomo café da manhã com meus amigos e como o mesmo que eles, faço as mesmas coisas que todo mundo."
Ser uma celebridade não está nos seus planos. "Faço exatamente o que sempre sonhei quando era menino, ser reconhecido pelo meu trabalho. Quando ia ver os treinos do meu irmão (Assis, no Grêmio), pensava: isso é o que mais quero fazer. E consegui."
Conseguiu muito mais. Nas temporadas de 2004 e 2005 faturou todos os grandes prêmios destinados a um jogador de futebol. E sua imagem virou objeto do desejo das empresas. Ontem, ao lado de Robinho, Ronaldinho Gaúcho foi a estrela de uma nova campanha da Nike, empresa de material esportivo que tem o craque sob contrato.
Batizada de "joga bonito", a campanha mostra vídeos de Ronaldinho intercalando imagens da sua infância e atuais, jogando futebol de salão e nos grandes estádios do mundo. Ao final da cena aparece o ex-jogador francês Eric Cantona que aconselha os espectadores: "Não cresçam nunca."
Ronaldinho segue à risca esta mensagem de Cantona no comercial da Nike. Continua jogando alegre como se estivesse nas ruas de terra batida do bairro Vila Nova, em Porto Alegre, onde nasceu.