No dia em que começará a se preparar para a Copa do Mundo, na Suíça, Ronaldinho Gaúcho poderá colocar mais um prêmio em sua já vasta coleção de troféus. Às 13h (horário de Brasília) desta segunda-feira, a Academia Mundial do Esporte anunciará em Barcelona os ganhadores do Prêmio Laureus, considerado o "Oscar" do esporte.

continua após a publicidade

O camisa 10 da seleção e do Barcelona enfrenta concorrentes de peso na disputa pelo título de melhor atleta do ano: o piloto espanhol Fernando Alonso, o ciclista norte-americano Lance Armstrong, o tenista suíço Roger Federer, o motociclista italiano Valentino Rossi e o golfista norte-americano Tiger Woods.

Os atletas indicados foram os mais votados numa eleição realizada entre 737 jornalistas esportivos de 99 países. Seus nomes foram então submetidos aos 42 membros da Academia – que conta com nomes como Pelé, Franz Beckenbauer, Emerson Fittipaldi Michael Jordan, Nadia Comaneci e Sergei Bubka. O ganhador de cada categoria sairá de uma votação secreta desses membros.

O Barcelona está em alta na eleição porque concorre na categoria "melhor time do ano" e tem o argentino Messi como um dos indicados ao troféu de "revelação do ano".

continua após a publicidade

Ganhar prêmios é sempre bom, mas Ronaldinho terá nesta Copa que enfrentar um retrospecto negativo que tem acompanhado os ganhadores da "Bola de Ouro" – prêmio entregue pela revista France Football ao melhor jogador em atividade na Europa. Desde que o troféu foi criado, em 1956, nenhum jogador foi campeão do mundo durante o seu reinado. Só para citar exemplos recentes: o inglês Michael Owen ganhou em 2001, Ronaldo em 1997, Baggio em 1993 e Van Basten em 1989.