Principal estrela do time, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho afirmou nesta terça-feira (12) que o Barcelona não é favorito ao título da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Para o jogador, a viagem ao Japão foi estressante e os demais atletas estão com problemas para se adaptar ao fuso horário – a diferença entre Barcelona e Tóquio é de oito horas.

continua após a publicidade

"É a primeira vez desde que cheguei ao Barcelona que minha equipe não entra em campo como favorita", afirmou o brasileiro. "Nosso adversário da próxima quinta (América do México) já está há alguns dias no Japão. Portanto, estão totalmente adaptados." O time de Ronaldinho só desembarcou em território japonês na última segunda-feira.

No entanto, Ronaldinho acredita que com "um pouco de sacrifício" o Barcelona conseguirá passar pelos mexicanos e pegar, provavelmente, o Inter na final. "É a hora de superarmos as adversidades com motivação e muita vontade para ganhar. Sabemos que não será fácil, mas temos capacidade".

Sobre os jogadores que compõem o elenco do Inter, Ronaldinho destacou que não tem muito conhecimento sobre o jovem atacante Alexandre Pato, de 17 anos, uma das principais revelações da equipe gaúcha. "Conheço vários jogadores, pois são de minha cidade. Porém, ainda não consegui ver o Pato jogar, mas escutei coisas boas dele.

continua após a publicidade

Primeiro treino com bola

O técnico holandês Frank Rijkaard pôde realizar nesta terça-feira, em Yokohama, um leve trabalho com os jogadores, principalmente para se adaptar ao inverno japonês e à bola que será utilizada na competição.

continua após a publicidade

Descontraídos, os atletas – protegidos por casacos, óculos, e gorros – passaram boa parte do treino realizando brincadeiras entre si. Além disso, eles tiveram de correr ao redor do campo e realizar exercícios físicos.