Depois de decepcionar com a seleção brasileira na Copa do Mundo, Ronaldinho voltou a viver dias de estrela ontem e marcou um gol na vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Tigres, em Monterrey, no México, partida que marcou o início da excursão de pré-temporada da equipe catalã na América do Norte.
"Foi positivo pela vitória e por termos escalado todos os jogadores", afirmou o técnico Frank Rijkaard, que promoveu a estréia do atacante islandês Gudjohnsen e do jovem mexicano Giovani dos Santos, de 17 anos, considerado a próxima grande estrela da equipe.
Ronaldinho não saiu jogando. Ele se juntou à equipe no México e treinou apenas dois dias, e só jogou porque sua presença é exigida em contrato – cada um dos quatro amistosos que o Barcelona fará renderá 1 milhão de euros a seus cofres. O Barcelona já vencia o jogo, com um gol contra marcado aos 7 minutos do primeiro tempo pelo lateral Balderas.
Ronaldinho entrou aos 18 minutos do segundo tempo e marcou sete minutos depois, numa bela cobrança de falta. Aos 32 minutos, o estreante Gudjohnsen fechou o placar.
No domingo, o Barcelona joga em Los Angeles contra o Chivas. A excursão segue na próxima semana, com jogos contra o América do México, em Houston, e o New York Red Bull, em Nova York.