Romário não esconde de ninguém que quer fazer o milésimo gol em um clássico e parece já ter escolhido o adversário ideal: o Flamengo, com quem o Vasco vai jogar no dia 25 de março, pelo Campeonato Carioca. Até lá, ele tem de aproveitar os jogos com o Boavista, sábado, pela competição estadual, e contra o Gama, na próxima semana, pela Copa do Brasil, para avançar um pouco mais na contagem dos gols: pelas suas contas, já marcou 995 vezes, desde o infantil do Olaria, em 1979.

continua após a publicidade

Os mesmos dados constam do site oficial do Vasco e também da Fifa, que copiou as informações do clube carioca. Mas os números são divergentes. A revista Placar tem um levantamento próprio, no qual Romário teria marcado 101 gols a menos – estaria hoje com 894. Nesse balanço, não se incluem os gols dele pelas categorias amadoras e alguns atribuídos a jogos festivos em sua fase de PSV Eindhoven e Vasco.

Ao fazer três gols no domingo, em partida entre Vasco e Madureira, em São Januário, Romário voltou a sorrir e deu rápida entrevista. Disse que depois da conquista do tetracampeonato mundial, em 1994, vai viver a sua maior alegria no esporte quando completar o milésimo gol. "Eu sou o cara", voltou a repetir.

Sobre a possibilidade de fazer o gol histórico logo sobre o grande rival do Vasco, Romário pareceu não se preocupar com a reação dos flamenguistas. "Meu sonho é marcar o milésimo num grande clássico. Se tiver que ser (contra o Flamengo), vai ser", avisou.

continua após a publicidade

Ele não apareceu nesta segunda-feira (12) para treinar em São Januário – os jogadores que atuaram domingo não estavam obrigados a comparecer ao clube. E como Romário é quem determina a sua programação de treinos, ninguém sabe ao certo se deve ir ao treino de amanhã.

Mesmo que não treine como os demais jogadores, Romário está certo de que será titular contra Boavista e Gama, concorde ou não o técnico Renato Gaúcho. Vale tudo para chegar ao milésimo gol.

continua após a publicidade