O líder do PFL na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PFL), criticou duramente o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta quinta-feira (30) pelo IBGE, que mostra crescimento de 0,5% no terceiro trimestre deste ano, com relação ao trimestre anterior. "Este resultado confirma o diagnóstico preocupante que já fizemos com relação ao fraco desempenho da economia brasileira e mostra que o governo (Lula) cometeu estelionato eleitoral, mentindo e divulgando números falsos (sobre o desempenho econômico) durante a campanha", disse o parlamentar à Agência Estado.

continua após a publicidade

Segundo Maia, as projeções oficiais do governo petista para o crescimento do PIB deste ano, sobretudo na reta final da campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eram de 4%. Depois da campanha, o índice foi reduzido (para 3 7%). "E agora temos esse dado que indica um crescimento ainda menor", emendou o líder pefelista. De acordo com projeções de algumas entidades, tais como a Fiesp, o crescimento do PIB deste ano não deverá chegar a 3%.

Na avaliação do parlamentar, o segundo mandato do presidente Lula deverá ser "muito ruim". "Até o momento não vi nenhum movimento por parte do governo para tratar realmente a fundo as questões essenciais que podem levar o Brasil a retomar o seu crescimento." E complementou: "A insegurança jurídica continua, a carga tributária continua crescendo e não vejo capacidade de investimento do setor público em infra-estrutura." Com base neste cenário, Rodrigo Maia acha muito difícil o Brasil atingir a média de crescimento dos países emergentes.

continua após a publicidade