Com 95% dos serviços finalizados, seguem em andamento as obras de recuperação de uma das mais importantes rodovias do Norte do Paraná. A previsão dos engenheiros do DER é de que o trecho entre Arapongas, Sabáudia, Astorga e Iguaraçu (PR-218) seja entregue no início do próximo ano. O governo do Paraná está aplicando R$ 15 milhões nos 50 quilômetros do trecho da estrada.
Segundo o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, aproximadamente metade do segmento já pode ser utilizada pelos motoristas. ?O trecho entre Astorga e Iguaraçu teve os trabalhos finalizados nos últimos dias e já pode ser utilizado com segurança?, disse. ?A conclusão das obras vai possibilitar a recuperação do eixo de desenvolvimento formado pela rodovia que integra diversas cidades na região?, acrescentou.
Pedágio
Além de facilitar a integração e comércio entre os municípios, a rodovia também serve de alternativa para os motoristas que não querem pagar pedágio. Por ela passam diariamente centenas de veículos que fazem viagens entre a região de Londrina e Rolândia com a de Paranavaí e o Noroeste do Estado.
?Estamos restabelecendo essa alternativa. Para diminuir os custos do transporte e facilitar o escoamento da nossa safra?, ressalta Tizzot. ?Com o programa de recuperação de rodovias, estamos construindo uma rede de vias estaduais apta a receber esse tráfego que não suporta mais pagar pedágio?.
Segundo avaliação do secretário, boa parte de destruição da PR-218 é reflexo das altas tarifas de pedágio. Ele explica que, aliada à falta de conservação das estradas durante o governo anterior, a rodovia começou a receber um tráfego intenso de caminhões que procuravam fugir da cobrança.
?Era uma política da gestão que criou o pedágio. Deixavam as rodovias sem conservação para justificar os custos das tarifas. Custos que gerou a destruição de pelo menos 500 quilômetros de estradas em todo o Paraná?, afirma ainda Rogério Tizzot.