O rodízio no fornecimento de água para parte de Curitiba e Região Metropolitana ? que esteve suspenso desde sexta-feira – retorna nesta segunda-feira (21.08). Hoje, às 14h, serão afetados os usuários do Grupo 4.
Durante o final de semana, o rodízio foi suspenso em função da chuva da semana passada. Choveu cerca de 28 mm na região dos mananciais e da bacia incremental. Este volume foi suficiente para manter fechadas as barragens; suspender o uso da água das cavas; fechar as barragens particulares e utilizar para tratamento apenas a água – que chega até as captações Iraí e Iguaçu – proveniente dos rios da bacia incremental.
Nesta segunda-feira, o nível dos rios da bacia incremental voltou a cair, e a barragem do Iraí foi reaberta. De acordo com o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, ?a chuva da semana passada nos deu uma trégua. O grande ganho foi ter deixado de usar a água das barragens por quatro dias. No entanto, hoje já voltamos a usar a água armazenada na barragem do Iraí.?
De acordo com os técnicos da Sanepar, a firme gestão sobre o sistema de abastecimento de água é que garante esta mobilidade de suspender e retomar o rodízio. ?Nosso objetivo é garantir o abastecimento da população. Sempre que chover, e a bacia incremental nos der condições, vamos suspender o rodízio dentro dos níveis de segurança e retomá-lo tão logo seja necessário?, enfatiza Gerardi.
A Sanepar recomenda que a população continue economizando água diariamente, mesmo nos dias em que não está no rodízio. O nível das barragens continua muito baixo e o pouco de água trazido pela chuva é gasto muito rapidamente.
Grupo 4
No Grupo 4 estão parte de Almirante Tamandaré, de Colombo, Abranches, Ahú, Atuba, Bacacheri, Cabral, Centro Cívico, e São Lourenço. Integralmente estão sendo afetados os bairros Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Santa Cândida, Taboão e Tingui.
Grupo 5
Nesta terça-feira, entra o Grupo 5. Ficarão sem água parte dos municípios de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. Em Curitiba, parcialmente serão atingidos os bairros Cajuru e Uberaba.