O rodízio no abastecimento de água ? suspenso temporariamente por conta da chuva da semana passada ? recomeçou, às 14h desta quarta-feira (09), em Curitiba e outros municípios da Região Metropolitana. O retorno do rodízio é necessário porque a contribuição da água da chuva dada pelos rios Iraí, Pequeno e Itaqui caiu.
?Esta é uma situação normal?, explica o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi. Quando chove, o nível nos pontos de captação sobe e é possível poupar as barragens e outros contribuintes da bacia incremental. ?Após curto período esta água acaba e é preciso voltar a utilizar os mananciais permanentes.?
Apesar da chuva, que permitiu a suspensão temporária do rodízio, o nível das barragens continua abaixo do normal. Piraquara está em 6,15 m e a do Iraí em 4,03 m. As duas barragens permanecem fechadas e nesta quarta-feira (09) a Sanepar voltou a utilizar a água das cavas e das barragens particulares.
Embora haja previsão de chuva para os próximos dias, o rodízio deve permanecer inalterado, inclusive durante o feriadão. A Sanepar recomenda que a população continue economizando água. ?Os impactos da seca sobre o sistema de abastecimento de água ainda não acabaram?, lembra Gerardi.
O rodízio recomeça, conforme o calendário, pelo Grupo 6, que engloba parcialmente os municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Colombo e, também parcialmente, os seguintes bairros da capital: Alto Boqueirão, Atuba, Bacacheri, Boqueirão, Capão da Imbuia, Ganchinho, Hauer, Jardim Social, Pinheirinho, Tarumã. Os bairros em que todos os moradores serão afetados são Xaxim, Bairro Alto e Sitio Cercado.
Nesta quinta-feira (10), serão atingidos apenas bairros da capital. O fornecimento será interrompido no Santa Quitéria, Portão, Fanny, Guaíra, Novo Mundo e Lindóia, e parcialmente no Água Verde, Capão Raso, Fazendinha, Parolin, Pinheirinho, Prado Velho, Seminário, Vila Izabel.