João de Noronha / GPP

As barragens do Piraquara e do Iraí
estão fechadas e a empresa está abastecendo a população com a água disponível apenas no rio.

continua após a publicidade

Pelo menos até amanhã de manhã a Sanepar tem condições de manter suspenso o rodízio no fornecimento de água. As barragens do Piraquara e do Iraí estão fechadas e a empresa está abastecendo a população com a água disponível apenas no rio. Por ora também está sendo possível manter desligados os equipamentos que bombeiam a água das cavas e também dispensar as barragens particulares.

O rodízio foi suspenso temporariamente por conta da chuva que caiu na região dos mananciais nos últimos dias. No total, foram 46,9 mm verificados pela medição da empresa, localizada na Serra do Mar. Este volume de chuva permitiu recuperar o nível das barragens em volume correspondente a 10 dias de consumo de água.

Dependendo do nível do rio e do consumo de água tratada, o rodízio poderá voltar a qualquer momento amanhã (terça-feira) para o Grupo 5 ou no máximo na quarta-feira, para o Grupo 6. O retorno do rodízio ocorre sempre às 14 horas. ?Assim que houver necessidade de interrompermos o fornecimento de água para o grupo previsto, avisaremos a população?, esclarece o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi.

continua após a publicidade

Gerardi afirma que a chuva trouxe grande alívio para o sistema de abastecimento para Curitiba e Região Metropolitana, ?mas ainda continuamos em situação de alerta. É preciso continuar economizando água até a suspensão definitiva do rodízio.?