Robinho diz estar concentrado na seleção

Robinho vive momento especial. O astro do Santos tem a chance de consagrar-se, neste sábado, como uma das estrelas do futebol internacional, desde que tenha atuação de destaque diante da Alemanha. Ao mesmo tempo não consegue mais driblar os indícios de que está com um pé no Real Madrid. As perguntas em torno de seu futuro têm sido cada vez mais recorrentes e, pelo menos em público, seu discurso não sai do padrão politicamente correto.

"Só posso falar uma coisa", disse Robinho, nesta sexta-feira, com pausa dramática, para o batalhão de repórteres que o esperavam à saída do treino no estádio de Nuremberg. "Minha atenção está voltada para a seleção e para o jogo com os alemães", garantiu. "Não quero que digam, depois, que me deixei infuenciar por essas conversas com o Real Madrid."

Resposta evasiva, repetida à exaustão, preparada e com a intenção de não ferir os torcedores santistas. Mas sem nenhum tom de negativa. A mais nova pérola do futebol brasileiro já não desmente, em momento algum, que as negociações existam e que estejam adiantadas. Também não faria sentido negar o que todo mundo sabe: que a saída da Vila se tornou praticamente irreversível. Tanto que nem deve mais vestir a camisa do Santos.

"Tenho de cuidar de minha vida", avisou Robinho. "Mas não quero que as pessoas confundam as coisas", pediu. "De verdade, consigo separar bem tudo o que está acontecendo e sei que meu objetivo imediato é ganhar a Copa das Confederações. Por isso, estou aqui, com toda a dedicação possível e jogando com a maior alegria."

Disposição pelo menos Robinho mostrou no treino. Ele driblou, tentou pedalar e dar bicicletas e bateu pênaltis com muita categoria.

É nome certo para enfrentar os donos da casa, neste sábado.

Como se fosse veterano, não parece assustar-se com a responsabilidade de entrar em um estádio em que quase a totalidade da torcida será contra. "Já estou acostumado a isso", disse Robinho. "Não tem problema algum. Estou pronto." Parreira também não duvida que o atacante esteja preparado para mais um teste. A transferência para o Real Madrid, na avaliação do treinador, não interfere no comportamento dele. "O Robinho é maduro o suficiente para não perder o foco", tem afirmado. "Além disso, desde dezembro que todo dia se fala que ele está perto do Real Madrid", recordou. "Por isso, não é nenhuma novidade. Caso contrário, ele não estaria jogando bem no Santos e todos sabemos como tem arrebentado."

A Copa das Confederações avança em direção à final e cresce o prestígio de Robinho. Desde o início, ele chamou a atenção da imprensa nacional e estrangeira, mas agora praticamente divide a preferência da mídia com Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Não passa dia em que espanhóis, alemães, italianos, portugueses e japoneses não lhe façam perguntas em torno do futuro, do seu estilo, da semelhança com Pelé, do que pretende quando for morar na Espanha.

Com paciência, sorriso escancarado e com muitas frases feitas, atende a todos. Vida de astro não é fácil, embora tenha suas compensações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo