O ano não poderia começar melhor para o hexacampeão mundial Robert Scheidt. Logo na primeira competição de 2004, o velejador conquistou o tetracampeonato do Sudeste Brasileiro da classe Laser, disputado no Iate Clube Armação, em Búzios. Nesta quarta-feira (21), último dia de disputa, Scheidt venceu duas regatas e terminou a competição com apenas 10 pontos perdidos.
Esse foi o 101.º título na carreira do brasileiro (86.º na classe Laser), que vai tentar a conquista da terceira medalha olímpica em Atenas, em agosto. Além de iniciar o ano com mais um título, Robert deu o primeiro troco no português Gustavo Lima, que o venceu no Mundial de Cadiz, em 2003, por apenas um ponto.
?Acho que a conquista desse título foi convincente. Velejei contra o Gustavo Lima, atual campeão mundial, e contra o espanhol Luis Martinez Doreste, quarto colocado em Cadiz, e terminei com menos da metade dos pontos dos dois?, disse Scheidt, que é patrocinado pelo Banco do Brasil, Bingo Augusta, Varig e Volvo Car Brasil e integra a Equipe Petrobras de Vela. ?Fiz um campeonato bem sólido e agora vou pensar no Brasileiro, também uma competição forte e que terá a presença de outros estrangeiros de renome?, completou Robert, campeão do Sudeste Brasileiro também em 1992, 95 e 99.
Nas oito regatas disputadas no Sudeste Brasileiro, Scheidt venceu cinco, ficou uma vez em segundo, uma em terceiro e uma em sétimo, resultado descartado. ?Nas duas regatas desta quarta, conseguiu largar bem e isso foi decisivo para que eu conseguisse duas vitórias?, afirmou o melhor velejador do Brasil em 2003, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na segunda colocação do campeonato ficou Gustavo Lima, com 22 pontos perdidos. O espanhol Luiz Doreste foi terceiro, com 23 pontos perdidos.
A conquista do 101.º título da carreira também deixou Scheidt feliz porque lhe dá mais confiança. ?Foi um ótimo começo de ano. Voltar a vencer um campeonato na classe Laser me deixa muito mais motivado para o restante da temporada?, disse.
Hexacampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico (ouro em Atlanta/96 e prata em Sydney/200), Scheidt terá ainda essa semana outro duelo contra Lima. Os dois participam do Cricket Match Race, que acontece de sexta-feira a domingo, também em Búzios.