O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, se reuniu nesta segunda-feira com prefeitos e técnicos de oito municípios da Região Metropolitana de Curitiba para rediscutir os projetos de obras de infra-estrutura a serem financiadas pelo Programa Paraná Urbano II e traçar as prioridades para 2005. Ele disse aos prefeitos que, de acordo com decreto do governador Roberto Requião, os municípios paranaenses precisam ter um plano diretor para se habilitarem aos financiamentos públicos.
Participaram da reunião os prefeitos Rilton Boza, de Campo Magro, Hélio Luis Boçoen, de Contenda, Antônio Wandscheer, de Fazenda Rio Grande, Francisco Marques Neto, de Piên, e Gabriel Jorge Samaha (Gabão), de Piraquara, além de secretários municipais de Araucária, Campo Largo e Colombo. Também participaram o superintendente executivo do Paranacidade, Luiz Forte Netto, e técnicos da Sedu e do Paranacidade.
O secretário anunciou que as obras em andamento, iniciadas nas gestões municipais anteriores, terão pleno andamento e serão concluídas dentro dos prazos programados e contratados. Ao mesmo tempo, o secretário pediu aos novos prefeitos que rediscutam com os técnicos da Sedu/Paranacidade os pedidos de financiamentos encaminhados no ano passado pelos seus antecessores.
O projetos de obras, destacou o secretário, podem até ser substituídos, "desde que fiquem mantidos os valores solicitados". Renato Adur pediu ainda aos prefeitos que encaminhem à Secretaria do Desenvolvimento Urbano as suas prioridades em termos de obras municipais e informou que o Programa Paraná Urbano II financia integralmente a elaboração dos planos diretores.
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Antônio Wandscheer, disse que essa aproximação entre o governo do Estado e os prefeitos é muito importante "porque a gente fica conhecendo as fontes dos recursos para que seja possível elaborar projetos de infra-estrutura". Wandscheer acrescentou que os prefeitos "estão ligados na orientação do governador Roberto Requião para que sejam elevados os índices de emprego e geração de renda no Paraná, o que faz com que os nossos projetos tenham essas funções".