O presidente da Câmara de Vereadores de Quatro Barras, Ângelo ?Lara? Andreatta, está encabeçando um manifesto das lideranças políticas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) contra a federalização dos Portos de Antonina e Paranaguá. Um documento foi elaborado por lideranças da região e deverá ser encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
De acordo com Andreatta, o manifesto visa mostrar a indignação dos paranaenses com a ameaça de federalização que, futuramente, pode derivar para uma provável privatização. ?Os grupos econômicos estão de olho no Porto de Paranaguá. Acredito que Lula tem sensibilidade política e vai preservá-lo nas mãos do governo do Paraná. Vamos defendê-lo como defendemos um filho?, disse o vereador.
Os presidentes das Câmaras de Vereadores de Colombo, Balsa Nova, Piraquara, Campina Grande do Sul, Antonina, Bocaiúva do Sul e São José dos Pinhais ? além do prefeito de Quatro Barras – subscrevem o manifesto. As lideranças políticas também se solidarizam com o governador Roberto Requião no documento.
?A posição firme e decidida do governador Roberto Requião na defesa dos interesses do Paraná está acima de qualquer disputa eleitoral ou partidária e merece a irrestrita solidariedade dos paranaenses e de seus representantes nas esferas municipais, estaduais e federais?, diz um trecho do manifesto.
A expectativa é de que outras Câmaras de Vereadores e Prefeituras do Paraná subscrevam o manifesto na semana que vem. O movimento já vem crescendo em diversas regiões do Estado. ?Com a volta do recesso, ganharemos mais fôlego para a luta?, afirma Ângelo "Lara" Andreatta.
A seguir, a íntegra do manifesto:
?Em defesa do Porto?
Manifesto da Região Metropolitana de Curitiba
Os vereadores e representantes das mesas executivas dos legislativos municipais e os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba manifestam sua indignação e repúdio à tentativa nefasta de setores conservadores de federalizar as administrações dos Portos de Antonina e Paranaguá com o intuito de privatizá-los e beneficiar alguns grupos econômicos que anteriormente se locupletavam dos mesmos.
A posição firme e decidida do governador Roberto Requião na defesa dos interesses do Paraná está acima de qualquer disputa eleitoral ou partidária, que merece a irrestrita solidariedade dos paranaenses e de seus representantes nas esferas municipais, estaduais e federais.
Os que defendem tal arbitrariedade contra o próprio Estado fazem um gol contra a economia de todos nós e se associa a interesses difusos da maioria da população. São contra o desenvolvimento, a geração de emprego e renda e se colocam a serviço dos grupos econômicos que querem tomar de assalto o nosso Porto por meio de privatização que outrora já se mostrou viciada e corrupta.
Os vereadores da Região Metropolitana de Curitiba compreendem o papel estratégico dos Portos de Antonina e Paranaguá para as economias do Estado e do País, bem como na integração com o Mercosul. Por isso defendem sua manutenção nas mãos do Governo do Paraná e se dispõem a cerrar fileiras junto às forças vivas e entidades da sociedade civil organizada para defender o patrimônio de todos e denunciar a conspiração engendrada contra os paranaenses.
O Porto é Nosso!