Há quase três anos no Olympiacos, o meia-atacante brasileiro Rivaldo, 35, anunciou nesta terça-feira (20) que irá se aposentar após o término da temporada 2007/08 do futebol europeu, quando encerrará o contrato do jogador com o clube grego.
"Meu objetivo e encerrar a minha carreira no final da temporada. Meus filhos provavelmente ficarão aqui [na Grécia]. Eu devo morar no país por mais um ano, mas nada ainda está definido. Minha família e eu somos felizes aqui. Esta foi a principal causa de renovar por mais uma temporada", disse o pentacampeão mundial pela seleção brasileira em 2002 ao site oficial do Olympiacos, lembrando a extensão de seu vínculo com o time europeu.
Campeão grego e da Copa da Grécia pela equipe, Rivaldo chegou ao Olympiacos em 2004. Na atual temporada, ele é o vice-artilheiro do Nacional com 13 gols, três a menos que Dimitris Salpingidis, do Panathinaikos. O Olympiacos é líder do torneio, 11 pontos à frente do Panathinaikos.
Natural da cidade pernambucana de Paulista, o meia-atacante foi revelado pelo Santa Cruz em 1991, mas na temporada seguinte foi defender o Mogi Mirim, quando participou do "Carrossel Caipira". Após boa participação na equipe do interior paulista, ele fechou com o Corinthians.
Em 1994, Rivaldo foi para o Palmeiras, onde conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro e Paulista. Depois de dois anos no clube do Palestra Itália, ele se transferiu para o La Coruña. Mas o seu primeiro triunfo na Espanha foi com a camisa do Barcelona, onde conquistou duas vezes o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei.
Mas depois de um desentendimento com o treinador holandês Louis Van Gaal, o atleta brasileiro foi dispensado pelo clube catalão e acabou acertando com o Milan, onde foi campeão da Liga da Campeões da Europa, em 2003.
No ano seguinte, Rivaldo regressou ao Brasil para jogar no Cruzeiro. Mas depois da saída do treinador Vanderlei Luxemburgo – atualmente no Santos -, ele também deixou o time mineiro e acertou a sua ida para o clube grego.