O risco Brasil, que mede o grau de desconfiança dos investidores na economia brasileira, atingiu nesta manhã a mínima recorde histórica de 182 pontos-base. O recorde anterior de baixa havia sido na quinta-feira passada, quando caiu para 184 pontos
O risco País ou EMBI+ Brasil (Emerging Markets Bond Index – Brasil) é calculado pelo banco de investimentos JP Morgan. O pior resultado (recorde de alta) do risco Brasil, 2.436 pontos, foi registrado no dia 27 de setembro de 2002, pouco antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente.
Para estipular o risco de cada país, analistas do banco norte-americano JP Morgan calculam quanto um determinado governo deve pagar a mais aos investidores do que o governo dos Estados Unidos, de forma que, do ponto de vista deles, seja mais vantajoso investir no país que deixar o dinheiro nos EUA. Também são levados em consideração indicadores financeiros e políticos de cada país, tais como déficit fiscal, crescimento da economia, solidez das instituições, entre outros.
O resultado da equação, expresso em pontos, indica os pontos porcentuais de diferença entre o que os credores receberão pelos títulos e o que receberiam caso investissem em títulos do Tesouro norte-americano, considerados por especialistas os mais seguros. No caso do índice brasileiro hoje, significa dizer que o país pagará 1,82 ponto porcentual a mais do que o Tesouro norte-americano oferece .