Rio de Janeiro – Várias atividades serão realizadas nesta semana, no Rio, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que, em todo o mundo, há mais de 1 bilhão de fumantes e que o fumo tem levado mais pessoas à morte do que vícios como o álcool e outras drogas.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) vai promover o Dia Nacional sem Tabaco na próxima quinta-feira (31). Hoje (29), a Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química faz uma campanha de sensibilização para alertar a população dos males causados pelo fumo. Técnicos e especialistas da secretaria estarão, a partir das 10 horas, no Largo da Carioca e na Rodoviária Novo Rio para alertar, informar e promover a distribuição de material informativos sobre os problemas causados pela nicotina no organismo e sobre drogas lícitas (álcool) e ilícitas ( maconha, cocaína, ecstasy, etc).
As prefeituras de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também distribuirão panfletos e alertarão a população sobre os males do cigarro. Em Nova Iguaçu, haverá ainda peças de teatro num shopping e medição da capacidade pulmonar dos fumantes, entre outras atividades.