O Rio de Janeiro deu nesta quinta-feira (08) um presente aos países participantes dos Jogos Pan-Americanos ao oferecer cidades do Estado, sem custo, para que façam a aclimatação para a competição, que irá ocorrer entre os dias 13 e 29 de julho. Búzios, Cabo Frio, Magé e Rio das Ostras já aceitaram receber as delegações estrangeiras interessadas, pagando pelas despesas de hospedagem e alimentação.

continua após a publicidade

O ato de delegações esportivas viajarem para cidades de uma sede olímpica e pan-americana ou até a países vizinhos de locais-sedes desse tipo de competição, próximo do início das disputas, é uma praxe. A diferença é que nunca um país sede se ofereceu para o pagamento de todas as despesas. Esse período de aclimatação é importante porque os atletas o utilizam para se adaptarem a fatores como clima, fuso horário e alimentação.

"É uma oportunidade para os municípios aparecerem. Mandamos uma carta para as cidades e, por enquanto, somente quatro responderam positivamente. Infelizmente, começamos a desenvolver essa idéia um pouco tarde", disse o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes. "Vai ser uma vitrine para esses municípios. Eles darão toda a infra-estrutura e vão ser beneficiados com a propaganda que os atletas farão depois.

De acordo com o secretário, que será o intermediário entre os municípios e as delegações estrangeiras, a previsão é a de o período de aclimatação ter início no mês de junho. Eduardo Paes ainda contou que as cidades de Niterói e Teresópolis se manifestaram extra-oficialmente a favor da idéia.

continua após a publicidade

O secretário-Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) e presidente do Comitê Olímpico mexicano, Felipe Muñoz, aprovou a iniciativa. Em visita ao Rio, ele está no comando do encontro de chefes de missão, além de representar o presidente da entidade continental, Mário Vasquez Raña.

"É excelente para nós, porque é importante nos aclimatarmos. Estou certo de que vários países vão aproveitar", disse Felipe Munõz, que encerra amanhã o encontro dos 42 chefes de missão dos países participantes do Pan. Durante três dias de reunião, eles tiraram todas as dúvidas com relação às disputas, fizeram sugestões e visitaram os locais de prova.

continua após a publicidade