Com todos os prazos de entrega de obras descumpridos e um orçamento que não pára de crescer – o custo do Pan-Americano 2007 subiu 13 vezes, de R$ 386 milhões para R$ 5 bilhões -, os organizadores do evento consideram agora como prioridade a liberação das obras na Marina da Glória. Querem, assim, evitar que o Brasil seja o único país-sede em 55 anos de competição a não promover a tradicional disputa da vela.

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O Ministério Público Federal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) são contrários às obras na Marina por causa do impacto ambiental e travam na Justiça uma briga com a prefeitura pela não liberação da área para a construção de uma garagem de barcos e de um shopping.

Cinco meses atrás, o Comitê Organizador do Pan (Co-Rio) já temia que os atrasos na Marina só deixariam o local preparado para os competidores de vela em maio, muito próximo do início dos Jogos, em 13 de julho. Com as últimas interrupções – a mais recente ocorreu na quarta-feira, com a ida de policiais federais à Marina -, o assunto voltou a inquietar o comitê.

O Co-Rio nega que haja um plano B para a vela, mas a hipótese não está descartada. O Iate Clube, na Urca, é apontado por alguns velejadores como alternativa e poderia ser utilizado para o Pan em caráter de emergência, desde que passasse também por algumas reformas.

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"Há um psicodrama em torno da garagem de barcos. Esse equipamento é exigido no Caderno de Encargos dos Jogos Pan-Americanos para que a Marina da Glória possa receber competições náuticas", disse o secretário municipal de Urbanismo Alfredo Sirkis, voz destoante no Partido Verde, em defesa do projeto que alteraria a paisagem no parque público.