Porto Alegre – Depois de vários dias de calor, o Rio Grande voltou a registrar hoje (21) temperaturas negativas. A mínima, de 4,1ºC negativos, foi registrada em São José dos Ausentes, na região serrana, onde está localizado o Monte Negro, com 1.400 metros de altitude, ponto mais alto do estado. Ainda nesta região, Bom Jesus, Cambará do Sul e Lagoa Vermelha também tiveram temperaturas negativas. Nos demais municípios da Serra Gaúcha, os termômetros caíram para 1ºC, em média.
Segundo a MetSul Meteorologia, além da formação de geada, em diversos municípios da Serra, houve congelamento da água nas torneiras das residências e na superfície de pequenos córregos ou açudes. ?Por todo o interior gaúcho, o frio foi muito intenso, com geada em diversas localidades?, disse o meteorologista Eugenio Hackbart.
De acordo com Hackbart, em Passo Fundo, os termômetros indicaram 0,5ºC abaixo de zero no final da madrugada. Fez 0,4ºC em Encruzilhada do Sul; 0,8ºC em São Luiz Gonzaga; 0,2ºC em Uruguaiana; 1,2ºC em Santa Maria; e 0,1ºC negativo em Bagé; entre outros municípios.
Na capital, Porto Alegre, onde a MetSul registrou 5,6ºC na área central e 5ºC no Aeroporto Salgado Filho, o frio aumentou a procura pelos albergues da cidade, que oferecem mais de 300 vagas para moradores de rua. A meteorologia informou que o frio deve continuar até o fim da semana, com temperatura próxima ou abaixo de zero na maioria das cidades gaúchas, além de geada, sensação térmica negativa e ventos fortes.
O meteorologista-chefe da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, disse que, a madrugada de amanhã (22) será novamente gelada, por causa da intensa massa de ar polar, podendo ser mais fria que a de hoje em muitos locais. Segundo Nachtigall, a temperatura ficará de novo próxima de zero ou negativa na maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre.